top of page
Buscar
  • Foto do escritorElevée Escola de Dança

Com que idade começa o Ballet?


Professora Larissa Lemos



Muitos questionamentos e dúvidas surgem quando falamos sobre o Baby Class: uma aula para crianças tão novinhas? Como ensina ballet nessa fase? A criança assimila algo?

Pois bem, o baby class é o primeiro nível do ballet clássico e engloba crianças que estão na primeira infância (preferencialmente dos 3 aos 5 anos), uma das fases mais importantes para o desenvolvimento motor, social e intelectual.

As aulas são lúdicas e todo o conteúdo é aproximado ao campo de conhecimento e experiência da criança.

Mas, atenção: Ludicidade é diferente de brincadeira! O brincar nesta fase é importantíssimo, mas pode ser feito em casa e nos momentos de lazer. Desde o Baby Class, a aula de ballet deve ser um momento de concentração e aprendizado, pois é aqui que inserimos importantes questões disciplinares e organizacionais de aula, que serão utilizadas até o último nível de formação, como a importância do uniforme, cuidados com o corpo e respeito ao corpo do colega, rotina de aula (chamada, reverência e aplauso no final da aula), cuidados com seus pertences, importância da assiduidade, organização da sala e etc.

Motoramente, o Baby Class trabalha a consciência postural dos bailarinos, segmentação corporal, lateralidade, equilíbrio e flexibilidade. Esta última merece uma atenção especial nesta fase, pois, diferente das outras qualidades físicas, que se aprimoram com as experiências, a flexibilidade é uma característica inata do ser humano, que se não trabalhada desde muito cedo, pode se perder com o tempo.

No aspecto social, o Baby Class faz com que a criança inicie o processo de consciência corporal, podendo assim tomar seu lugar no espaço, conhecer o corpo que dança e que funciona como instrumento para externalizar emoções e se comunicar com o outro. Também é importante prpôr atividades e coreografias cooperativas, para que a criança tenha oportunidade de socializar com a turma e entender o corpo e a linguagem corporal de seus colegas.

Por fim, no âmbito intelectual, o Baby Class traz às crianças uma parte da cultura do Ballet Clássico, que deve ser trabalhada com muita seriedade e respeito. Nesta fase há o ensino de algumas nomenclaturas de passos simples, os Balés de Repertório podem ser introduzidos em forma de historinhas, a noção musical é aguçada e incentivada, para que a criança possa ter mais liberdade e segurança ao se expressar.

As aulas de Baby Class funcionam como um meio de desenvolvimento humano, pois é onde oferecemos o máximo de estímulos pra que a criança aprimore seus padrões de comportamento.

Ou seja, Baby Class é coisa séria! Deve ser lecionado com muito cuidado e carinho por um profissional que tenha conhecimento de tal responsabilidade.

E no final, a plateia se delicia, se diverte e aplaude muito ao contemplar tanta fofura e segurança no palco... é bom demais!

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

IN MY LIFE

bottom of page