top of page
Buscar
  • Foto do escritorElevée Escola de Dança

Você conhece o primeiro BALLET??

Atualizado: 13 de fev. de 2023

Mais conhecido como bailado, o primeiro ballet que se tem registro é o "Balet comique de la Reine" (balé cômico da rainha) encomendado pela própria ao mestre Baltasar de Beaujoyeulx em 1582 para o casamento da Marguerite de Vaudémont, irmã da rainha, e Duque de Joyeuse. Como um verdadeiro jogo político, o bailado tinha como objetivo mostrar o poder da alteza bem como remissão ao acontecimento conhecido como " Noite de São Bartolomeu", onde armou para matar os protestantes da França.

O libreto em forma de poema-canção e dança-teatro, divertissements e ballets equestres, conta a história de Circe, deusa da feitiçaria, venenos e transformações. No fim da história a restauração da paz, seria a esperança de uma França mais unificada para o futuro. Este seria o recado que o espetáculo deveria comunicar ao povo, para que pudessem esquecer o episódio que acontecera a cerca de 9 anos antes. As performances aconteciam nos castelos, nos salões e nos jardins e tinham mais o aspecto dos desfiles de carnavais atuais do que com os ballets de repertório, que nasceram séculos depois. Como de costume da época, os espetácuos começavam às 10 horas da noite e este durou cerca de 6 horas e, como os palcos italianos ainda não existiam, os atores e bailarinos interpretavam ao lado e no meio do público.


"O Ballet Comique de la Reine e o surgimento do ballet de cour marcaram assim uma mudança importante relativamente a práticas anteriores: investiram a dança de um objetivo sério e quase religioso e associaram-na à vida intelectual e política francesa." (Anjos de Apolo- Homans, Jennifer, 1948)

Na Biblioteca nacional da França há um exemplar do documento e mais abaixo vocês podem fazer o donwload da cópia deste, em francês é claro. Nele contém as cenas, as músicas e os poemas que faziam parte da peça, bem como algumas ilustrações como essas:



Balet_comique_de_la_Royne_[...]Beaujoyeulx_Balthazar_bpt6k1110737
.pdf
Download PDF • 8.12MB

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

IN MY LIFE

bottom of page