top of page
Buscar
  • Foto do escritorElevée Escola de Dança

Extraordinário ou apenas talentoso?

Piotr Ilitch Tchaikovsky nasceu em 1840, foi um compositor romântico russo, sendo o primeiro do país a conquistar sucesso internacional. Aos cinco anos começou a tocar piano e aos sete já compunha.

Formou-se em direito e ingressou no Ministério da Justiça, mas não gostava do cargo. Demitindo-se, veio ao ocidente trabalhar como tradutor para um viajante. Quando voltou a Rússia em 1863 ingressou no Conservatório de São Petersburgo, progredindo muito rapidamente na carreira pública musical.

Não era compositor de ballet's até a encomenda de O Lago dos Cisnes. Em seguida viriam as composições de A Bela Adormecida (considerado o ápice da cultura russa czarista da época) e O Quebra Nozes (o qual não deixou-o muito satisfeito), como seus principais ballet's.

Entre suas dificuldades, está a perda da mãe ainda na adolescência. Homossexual, sofreu com preconceito de contemporâneos e inúmeras desilusões amorosas. Teve um casamento de fachada com uma de suas alunas de música, que não durou muito, sequer dois meses.

Ele tinha muitos problemas financeiros até que a Baronesa Von Meck passou a ampará-lo financeiramente, isso durante 13 anos. Ambos nunca se encontraram pessoalmente, por insistência da baronesa, que era admiradora apenas das composições de Tchaikovsky.

Em The Tchaikovsky papers: unlocking the family archive há uma coletânea de cartas escritas por Tchaikovsky destinadas a sua família. Em uma delas ele afirma ter passado anos sem sequer perceber que era um compositor. "Eu era meramente uma pessoa talentosa, mas nenhum fenômeno extraordinário".

O compositor faleceu de cólera, versão mais aceita, apesar de outros estudiosos afirmarem que ele teria cometido suicídio, em 1893, aos 53 anos.


Por,

Paula Fonseca - F3 (pesquisa de aula de história da dança)

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

IN MY LIFE

bottom of page